Pieter Bruegel (ou Brueghel) "o Velho" foi um pintor neerlandês do século XVI, notável por seus quadros retratando paisagens e cenas do campo. Suas representações vívidas, apesar de insensíveis, dos rituais da vida nos vilarejos — abrangendo a agricultura, festivais, comidas, danças e jogos — são retratações singulares da cultura popular já desaparecida, embora ainda característica da vida e cultura Belga hoje, e fonte principal de evidências iconográficas sobre aspectos físicos e sociais de sua época.
A pintura Netherlandish Proverbs — Provérbios Neerlandeses retrata uma cena em que humanos, animais e objetos oferecem ilustrações dos provérbios e expressões da língua holandesa.
No canto esquerdo, sobre o muro, um homem de armadura está com a "faca até nos dentes" — isto é, fortemente armado. Enquanto que "pendurar o sino" num gato listrado se remete a cumprir um plano perigoso ou impraticável. Um pouco acima, há cartas de baralho no alpendre, referindo-se a "isso depende da queda cartas". E, à esquerda, "o mundo está de cabeça pra baixo" — tudo está o oposto do que deveria ser...
Outras referências à cultura neerlandesa da época estão espalhadas por toda obra.
No canto esquerdo, sobre o muro, um homem de armadura está com a "faca até nos dentes" — isto é, fortemente armado. Enquanto que "pendurar o sino" num gato listrado se remete a cumprir um plano perigoso ou impraticável. Um pouco acima, há cartas de baralho no alpendre, referindo-se a "isso depende da queda cartas". E, à esquerda, "o mundo está de cabeça pra baixo" — tudo está o oposto do que deveria ser...
Outras referências à cultura neerlandesa da época estão espalhadas por toda obra.
The Hunters in the snow — Os Caçadores na Neve mostra uma cena de inverno em que três caçadores estão retornando de uma expedição acompanhados por seus animais. Um homem carrega um cadáver magro de raposa ilustrando a escassez de alimento no inverno. À frente dos caçadores estão pegadas de coelhos e lebres — que não foram capturadas por eles. A impressão visual é de um dia calmo, frio e nublado: as cores são de tons brancos e cinzas mudos, as árvores estão sem folhas e a lenha emana fumaça. Alguns adultos e uma criança preparam comida no fogo externo a uma hospedaria.
A paisagem ao fundo é um vale com um rio a meandrar e picos afiados mais atrás. Um moinho d'água está com sua roda congelada. À distância, no lago congelado, há patinadores no gelo, crianças brincando e pessoas comuns vivenciando o instante.
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The Hunters in the Snow |
The Census at Bethlehem — O Censo em Belém representa uma vila no inverno ao pôr-do-sol. Um grupo de pessoas está reunida na casa à esquerda. Um monumento lembrando a águia de duas cabeças é visível acima da porta. Outras pessoas estão caminhando na direção da mesma casa, incluindo as figuras de José e da grávida Virgem Maria num asno. Pessoas estão indo para suas atividades diárias no frio, as crianças estão se divertindo no gelo com bolas de neve e brinquedos. No centro, talvez uma referência à roda da fortuna. Como ele frenquentemente fez, Bruegel trata a história bíblica como um evento contemporâneo.
Os eventos retratados são descritos em Lucas 2, 1-5:
Naqueles dias passou um decreto de César Augusto, que toda a terra deveria ser taxada. Assim, todos iam se registrar, cada um em sua cidade. Também José subiu de Galileia, da cidade de Nazaré, para a Cidade de Davi na Judeia, chamada Belém, para ser registrado com Maria, sua esposa noiva.
Esse é um assunto incomum na arte neerlandesa.
O castelo arruinado no fundo é baseado nas torres e portões de Amsterdã.
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The Census at Bethlehem |
Landscape with the Fall of Icarus — Paisagem com a Queda de Ícaro parece tratar o episódio da mitologia grega de Ícaro que na tentativa de fugir de Creta voando, viu frustrada a tentativa ao cair no mar, afogando-se na parte agora conhecida como mar Icário.
Na mitologia grega, Ícaro conseguiu voar com asas feitas pelo seu pai, Dédalo, que fez asas para ambos com penas coladas com cera de abelhas. Ignorando os avisos do pai, Ícaro decidiu voar demasiado alto, "perto do sol", derretendo a cera, o que o fez cair no mar e morrer afogado.
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Landscape with the Fall of Icarus |
Além disso, Bruegel adaptou e tornou mais sutil o estilo de paisagens naturais, que mostra pequenas figuras em uma paisagem panorâmica imaginária vista de um elevado ponto de vista que inclui montanhas e planícies, áreas aquáticas e construções.
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